Balde - Texto escrito por Erika Rosa





Entro no metrô com os pensamentos atordoados, e me reparo com um balde na porta da estação para estancar a goteira.

A palavra balde pode ter vários significados como:

1- objeto cilíndrico com alças metálicas para uso agrícola ou doméstico;

2- verbo Baldar - dependendo de como está empregado na frase pode ter significado como;
  • Frustrar, inutilizar;
  • Enganar (fazendo o contrário do ordenado);
  • Não assumir um compromisso ou obrigação;

E você já viu como é a situação de um balde suportando uma goteira durante uma tempestade?

No início, a goteira é muito pequena comparada ao volume do balde, a sensação é que irá demorar muito para transbordar,  porém isso, depende do intervalo de tempo da goteira, se é curto, rapidamente enche o balde, tornando o mais pesado.

Ou, mesmo que a goteira acabe, toda água ainda está armazenada no balde, caso não haja troca, o balde está cheio e qualquer movimento pode danificar o balde ou esparramar a água armazenada.

E faço uma analogia ao balde com os relacionamentos, no início, qualquer deslize cometido, é compreensivo e  considerado pequeno em comparação, a experiência vivida ou algo que pode se construir,  de uma forma ou outra, é armazenado em algum lugar.

Ao longo do tempo, os deslizes tornam-se cansativos e mais complicados para se desvencilhar, e embora, os deslizes não se tornem frequentes, tudo está armazenado, e qualquer situação pode comprometer o bem estar da relação.

E ao comprometer a relação,  muitos "enfiam um balde na cabeça" para fingir que não está acontecendo com ele, acabamos com vários "baldes de água fria" na cabeça pelas frustrações ou temos uma vontade imensa de "chutar o balde" para várias coisas, de qualquer forma, sempre iremos ganhar experiência "aos baldes".


Talvez, ao ver um balde em uma tempestade e não sabendo o limite dele ou as circunstâncias da situação, a melhor decisão, é esperar a chuva cessar para tomar alguma atitude.



Ao ouvir "Próxima Estação - Vila Mariana", observo o meu reflexo, e não consigo identificar se meu balde está meio cheio ou meio vazio pela distância, só contesto que estou o segurando sozinha nessa tempestade.

Comentários

Unknown disse…
Ótima analogia :)

Postagens mais visitadas deste blog

Amar é saber a hora de ir embora - Texto escrito por Erika Rosa

Não se culpe pelas escolhas dos outros - Texto escrito por Erika Rosa

Trago seu amor de volta - Texto por Erika Rosa